Manutenção: Índice de Preventiva (IP) contra Índice Corretiva (IC)
Uma dança entre o planejado e o inesperado! Quem nunca se perguntou qual o segredo para uma manutenção realmente eficaz? A resposta passa por dois indicadores: o Índice de Preventiva (IP) e o Índice de Corretiva (IC).
A Manutenção Corretiva dita como “saudável” é aquela que faz parte da política de manutenção, pois o time está preparado para tal evento. Normalmente, é utilizada para equipamentos com criticidade C.
Em minha vivência na Gestão da Manutenção já acompanhei esse indicador de perto, entendendo o comportamento da equipe de manutenção. Mas existe uma forma correta de calcular esse indicador para obter maior assertividade.
O ideal é buscar um ponto de total desequilíbrio entre IP e IC, onde o Índice Preventivo engula sem pena o Índice de Corretivas, otimizando recursos e garantindo a disponibilidade dos ativos.
Através da análise precisa desses indicadores, podemos identificar gargalos, ajustar estratégias e tomar decisões mais assertivas.
E você, como tem equilibrado o IP e o IC na sua rotina?
#AGMAN #ColecionarDeConhecimento #GestaoDeManutencao #Planejamento #EngenhariaDeManutencao #Confiabilidade #PCM #ManutençãoIndustrial #ManutençãodeFrotas #ManuQuiz


