4 Técnicas Incríveis. Agora a Manutenção de Frotas Vai Voar!
Na gestão de frotas, a ideia é jogar no time da confiabilidade.
Vou listar 4 técnicas imbatíveis que mudam o jogo:
- Análise de Óleo – O exame de sangue do equipamento. Mostra desgaste interno e contaminação antes da falha aparecer.
- Tecnologia de Serviço (Service Technology) – Diagnósticos periódicos com ferramentas digitais de alta precisão. Não é achismo, são dados.
- Preditiva Instrumentada – Inspeções com sensores que detectam defeitos de forma precoce. Já existe muita tecnologia embarcada, mas existem outros métodos manuais que trazem ótimos resultados.
- Medição dos Rodantes (agrícolas/linha amarela) – Nada glamoroso, mas essencial: medir folgas e desgastes evita surpresas caras no bolso e no cronograma (rolos e sapatas não são nada baratos, sem contar o trabalho que dá fazer a substituição de forma corretiva e inesperada). E tudo que você precisar ter são instrumentos de medição e gabaritos simples!
Quem aplica isso de forma disciplinada não só aumenta a vida útil dos ativos, mas também evita a clássica cena da frota parada em plena safra ou no pico da operação.
Quer dormir tranquilo? Eu posso ajudar! Vamos trazer paz para a manutenção! Comentar aqui e siga para mais postagem de alto valor!
Alguém aqui já utiliza alguma dessas técnicas?
#AGMAN #ColecionarDeConhecimento #GestaoDeManutencao #Planejamento #EngenhariaDeManutencao #Confiabilidade #PCM #ManutençãoIndustrial #ManutençãodeFrotas #ManuQuiz


