Controle de Lubrificantes: Aqui as Coisas Podem se Complicar Feio …


Controle de Lubrificantes: Aqui as Coisas Podem se Complicar Feio!

Lubrificante não é só óleo. É engenharia líquida ultra avançada circulando dentro do motor. Quem entende disso sabe os riscos de trocar fora do prazo, usar produto errado ou ignorar a análise.

Um bom programa de controle de lubrificantes envolve três pontos que parecem simples, mas que ainda vemos muitas empresas falhando em muitas operações:

  1. Substituição sob garantia, respeitando as recomendações do fabricante e os prazos.
  2. Substituição programada, saiu da garantia, o tratamento continua. A programação deve ser alinhada com quilometragem ou horas de operação.
  3. Coleta e análise periódica do óleo, para identificar como está o óleo, mas principalmente para analisar desgastes de componentes internos ao motor, redutor, câmbio, sistema hidráulico, etc.

Perder a mão na gestão de lubrificantes, pode ser o início de um caos insano. Imagine atrasar dezenas de trocas! Imaginou? Sabe o que pode acontecer?

  • Perda da garantia do fabricante;
  • Deterioração dos elementos internos do motor;
  • Fundição/travamento do motor;
  • Outros problemas secundários que você nem vai querer saber.

Na prática, não controlar lubrificantes é viver a deriva, uma hora a conta chega, e é bem cara!

Já coordenei Controle de Lubrificantes e vi de perto a importância desse acompanhamento. Não importa se o controle é no Excel ou em um mega software, nunca deixe de acompanhar!

Comenta aqui se já aconteceu alguma surpresa devido ao Controle de Lubrificantes!

#AGMAN #ColecionarDeConhecimento #GestaoDeManutencao #Planejamento #EngenhariaDeManutencao #Confiabilidade #PCM #ManutençãoIndustrial #ManutençãodeFrotas #ManuQuiz


*Clique na imagem acima para ver o post no Linkedin